terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Os 10 mandamentos do Coroinha

1. Ter amor a Sagrada Eucaristia a exemplo de São Tarcísio, chegando a Igreja e ir primeiro rezar diante do Santíssimo Sacramento.

2. Não faltar às missas e as escalas
.
3. Não faltar às reuniões marcadas pelo Padre e pelos Coordenadores.

4. Ser obediente ao Padre e aos Coordenadores.

5. Rezar e ler a Bíblia Sagrada todos os dias.

6. Usar roupas adequadas para vir a Igreja e principalmente para ajudar no altar.

7. Ter grande veneração e amor pelo Santo Altar do Sacrifício.

8. Procurar se confessar pelo menos uma vez ao mês.

9. Ter grande amor, cuidado e respeito pelos objetos litúrgicos e por sua TÚNICA.

10. Chegar 30 minutos antes para rezar e se preparar bem para as celebrações.

Orações que Coroinhas não devem esquecer de rezar!

SINAL DA CRUZ: Pelo sinal da santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

PAI-NOSSO: Pai que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai as nossas ofensas assim na terra como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não n os deixeis cai em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

AVE-MARIA: Ave Maria, cheia de graça o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

GLÓRIA AO PAI: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

SALVE-RAINHA:Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois desse desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

SANTO ANJO DA GUARDA:Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa, ilumina. Amém.

ORAÇÃO A SÃO TARCÍSIO: Ó glorioso São Tarcísio, que agora no céu estais gozando o prêmio do vosso amor verdadeiro a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia. Abençoai nossas famílias e os devotos, que buscam em Ti o Amor e a Coragem de lutar por Jesus Cristo. Quero, neste dia, seguir sua bravura, sentindo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo a Jesus Cristo, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Magistério de nossa Fé. Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de Deus, do próximo e da salvação eterna. Concedei-me a graça que desejo alcançar (Pedido). Graças e louvores se dê a cada momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento

Acólitos e Ancilas

A equipe de serviço Acólitos e Ancilas é formada por jovens da paróquia e se destina a acompanhar os sacerdotes durante as celebrações, nos domingos e festividades.



A palavra ACÓLITO vem do grego, através do latim acolythu, que significa acompanhador, ou seja, o que acompanha e ajuda o sacerdote na celebração da Santa Missa e nos ministérios do altar. ANCILA, do latim ancilla, significa escrava, serva. Foi como Maria se intitulou na anunciação, falando com o Arcanjo Gabriel: “Eis aqui a ANCILA do Senhor” (Lc 1,38).

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Hino da Fraternidade

1. Sei que perguntas, juventude, de onde veio
Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro.
Eu fiz brotar em ti desde o materno seio (Cf. Jr 1,5)
Essa vontade de mudar o mundo inteiro.

Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Eu tenho fome de justiça e de amor, (Cf. Mt 5,6)
Quero ajudar a construir um mundo novo.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Para formar a rede da fraternidade,
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade.
(Cf. Ap 21,1; 2Pd 3,13)
Eis-me aqui, envia-me Senhor! (2x)(Is 6,8)

2. Levem a todos meu chamado à liberdade (Cf. Gl 5,13)
Onde a ganância gera irmãos escravizados.
Quero a mensagem que humaniza a sociedade
Falada às claras, publicada nos telhados (Cf. Mt 10,27).

3. Para salvar a quem perdeu a esperança
Serei a força, plena luz a te guiar.
Por tua voz eu falarei, tem confiança,
Não tenhas medo, novo Reino a chegar!
(Cf. Jr 1,4-10; Mt3,2; 19,11-27)

Fonte: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/2013/campanhadafraternidade2013_hinocf.asp#ixzz2L4QMCFkt

A palavra do Papa João Paulo II

Cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um “viveiro” de vocações sacerdotais", explica o Papa na carta que escreve há 25 anos aos presbíteros do mundo nesta data, na qual se celebra os momentos em que Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio na última Ceia.

A palavra do Papa

"Queridos coroinhas, Vós sois já apóstolos de Jesus! Quando participais da Liturgia realizando o vosso serviço no altar, vós ofereceis um testemunho."

Oremos

ORAÇÃO DOS COROINHAS


Senhor Jesus Cristo,
sempre vivo e presente conosco,
tornai-me digno de Vos servir no altar da Eucaristia, onde se renova o sacrifício da cruz e vos ofereceis por todos os homens. Vós, que quereis ser para cada um o amigo e o sustentáculo no caminho da vidaconcedei-me uma fé humilde e forte, alegre e generosa, pronta para vos testemunhar e servir. E porque me chamastes ao Vosso serviço, e, pelo sacramento do Vosso Corpo e Sangue permaneça unido a Vós para sempre. Amém.

Hoje tem reunião!

Hoje reunião de 4:00hrs por favor chegar 00:10min antes


Quaresma

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

40 dias

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

 A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dever do Coroinha

Para Reuniões
O coroinha deve comparecer a todas as reuniões marcadas pela coordenação do ministério, a fim de se manter informado de todos os assuntos referentes ao ministério;
Nas reuniões, o coroinha de sempre estar atento aos coordenadores, participando dos debates, dinâmicas e realizando os trabalhos e exercícios que são preparados para eles e assim buscarem o seu desenvolvimento no grupo;
O coroinha deve procurar chegar no máximo 10 minutos antes do início das reuniões para que facilite o trabalho dos coordenadores;
Ao término das reuniões os coroinhas devem ajudar os coordenadores a arrumar o local da reunião;

Para Missas e Celebrações
O coroinha deve comparecer as Missas em que se encontra escalado  30 minutos antes do seu início;
Assim que chegar a sacristia, fazer silêncio
Durante a Santa Missa o coroinha deve permanecer sempre atento ao desenvolver seus trabalhos e participar corretamente da Celebração;
Não é permitido servir de short, bermuda, saia, calça corsário, blusinhas sem mangas, sandálias, tamancos, tênis e chinelos;
Não é permitido o uso de brincos, anéis, maquiagens, batons e esmaltes extravagantes;
Não é permitido o uso de colares, correntes, cordões ou similares por cima das vestes;
O coroinha que for ajudar na Missa deve estar sempre com os cabelos limpos e penteados, as mãos limpas, a túnica limpa e passada, com os sapatos limpos;
Em Missa solenes ou de convocação de todos os coroinhas, os mesmos devem chegar à igreja 40 minutos antes do seu início;
Se o coroinha por ventura sentir-se mal, enjoos, dores ou ocorrer qualquer contratempo, esse deve avisar o monitor responsável imediatamente para que o mesmo tome as providências necessárias;