Quantos sacramentos você tem coroinha? Quais são?
Neste encontro, vamos estudar sobre os Sacramentos e Sacramentais, e saber
quais são suas diferenças.
Na Igreja Católica, têm-se sete Sacramentos que levam a graça divina, tais eles:
Batismo
Confissão, Penitência ou Reconciliação
Eucaristia
Crisma ou Confirmação
Ordem
Matrimônio
Unção dos Enfermos
Vamos estudar cada um deles;
Batismo
Os momentos da celebração do sacramento doBatismo são os seguintes:
Ritos e introdução, com o sinal da cruz;
Liturgia da palavra e preces da comunidade;
Unção com o óleo dos catecúmenos;
Benção da água;
Profissão de fé e promessas;
Batismo propriamente dito;
Unção com o óleo da Crisma;
Entrega da vela e ritos finais.
Confissão, Penitência ou Reconciliação
Durante sua vida, Jesus, em sua bondade emisericórdia, perdoou muitos pecados, por ser
Deus, oferecendo a quem caia no erro a
possibilidade de reconciliar-se com o Pai e de
voltar à amizade de Deus.
A Penitência ou Reconciliação é a cura da
doença do pecado. É Deus e a comunidade que
nos perdoam. Para alcançar o perdão dos
pecados, é preciso, em primeiro lugar, arrependerse das faltas cometidas: depois, confessá-las ao
sacerdote que, em nome de Deus, pode
conceder-nos o perdão, a reconciliação com Deus
e com os irmãos, sugerindo-nos fazer algumas
orações.
Assim, são os principais momentos da reconciliação:
Exame de Consciência: necessário para verificar o que houve de errado depois da
última confissão;
Arrependimento ou dor pelos pecados, pois ofendemos o Pai que tanto nos quer;
Firme propósito de não repetir os mesmos erros, com boa vontade e com a ajuda
de Deus;
Confissão dos pecados ao representante de Jesus, com humildade e confiança;
Penitência, isto é, algumas orações que o padre nos sugere fazer para nossa
reconciliação com Deus.
Todos os fieis devem confessar-se com certa frequência e não apenas tais dias
determinados do ano. Mas os coroinhas, que servem Jesus mais de perto precisa guardar
seu coração sempre limpo, reconciliando-se todas as vezes que necessitarem do perdão de
Deus. Seria bom que você, coroinha, tivesse um diretor espiritual, quer dizer, alguém a
quem pedir conselhos em caso de duvidas, mesmo fora da confissão. Para isto, até o dia 29
de novembro deste ano, vocês deverão escolher dois padrinhos para auxiliar vocês.
Eucaristia – A Santa Missa
Considera-se a Eucaristia a celebração central de toda a liturgia, porque relembra a Páscoade Cristo, tomando-a presente entre nós. É na Eucaristia que Jesus se dá a nós em alimento
na forma de pão e vinho, simbolizando a própria alimentação da vida cristã.
Durante esta celebração litúrgica, o coroinha presta seu serviço devoto a atento de modo
especial. É claro que a missa é muito importante para todos os cristãos, mas o coroinha
deve sentir-se privilegiado nessa celebração, porque participa de forma especial.
Jesus, que está sempre no meio de nós, torna-se presente de modo real na missa quando:
A comunidade de fieis se reúne em seu nome sob a presidência do sacerdote;
É proclamada e ouvida a Palavra de Deus;
O pão e o vinho se tornam o Corpo e Sangue de Cristo;
Você pode perceber agora como é importante à celebração da missa e como é
indispensável participar dela pelo menos nos domingos, pois nos comunicamos diretamente
com Jesus. Da missa todos tornam parte ativamente:
O Sacerdote dirige a comunidade dos fieis;
O coroinha serve Jesus ao redor do altar;
O coral canta musicas apropriadas para a ocasião;
Os leitores proclamam a Palavra de Deus;
O povo presta atenção ao que dizem o sacerdote e os leitores, acompanha e
participa das orações – fazendo sua ação de graças e seus pedidos -- e cantam.
Pra que você compreenda melhor todo o ritual da missa, vamos dividi-la em cinco partes:
Ritos de introdução;
Liturgia da palavra;
Liturgia eucarística;
Ritos de comunhão;
Ritos de conclusão;
Confirmação ou Crisma
Este sacramento, ministrado aos jovens com mais decatorze anos, é chamado de Confirmação porque
“confirma” os dons recebidos no Batismo, tornando o
jovem capaz de professar sua fé com coragem,
perseverança e firmeza.
Com esse sacramento, que é o compromisso adulto de
construir, com a força do Espírito Santo, o Reino de
Deus, vivendo como Jesus viveu, o jovem torna-se
consciente de sua dignidade e de sua vocação de
“testemunha” de Cristo.
O Espírito Santo infunde no jovem crismando seus sete dons: sabedoria, entendimento,
conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
Os momentos do sacramento da Confirmação são os seguintes:
Renovação das promessas do Batismo: o “sim” agora é consciente, dado pelo
próprio crismando (e não pelo padrinho, como no Batismo), confirmando que
deseja tornar-se um verdadeiro discípulo e testemunha de Cristo;
Imposição das mãos: ocorre por parte do bispo e dos presbíteros concelebrantes,
invocando o Espírito Santo;
Unção com o óleo do crisma: o bispo (que é quem ministra esse sacramento) unge
a testa dos crismandos, fazendo com o santo óleo um sinal em forma de cruz.
Como já dissemos, o rito da Crisma é celebrado pelo bispo no contexto da missa.
E os coroinhas dela participam, levando ao bispo, depois da homilia e da invocação do
Espírito Santo, os santos óleos, a mitra e o livro pontifical. Terminado o rito da Crisma, a
missa continua até seu final.
A presença da comunidade é muito importante. É ela que acolhe o bispo e
crismandos. E toda a assembleia celebra, participando também da graça do Espírito Santo
dado aos confirmados.
Matrimônio (Casamento)
A vida dos seres humanos é a sua
continuidade e preservação é um dom tão
precioso que Deus quis confia-lo em particular a
dois seres: um homem e uma mulher.
Assim, o matrimônio é a união do homem e
da mulher que se amam. E a consagração do seu
amor dentro de um lar, responsabilizando-se
ambos, consciente e livremente, pela vida que
devem guardar e desenvolver. Por isso, a
instituição do casamento é sagrada, estável e
indissolúvel. E o amor que une o homem e a
mulher que se casam expressa o amor criador de
Deus.
Desse modo, o homem e mulher casados tornam-se os maiores colaboradores
da obra criadora de Deus, assumindo a tarefa de educar os filhos na fé, que são frutos
de sua união e de seu amor.
Marido e mulher são, pois, os ministros, isto é, responsáveis diretos pelo
casamento, aceitando-se por toda a vida. Eles realizam, por assim dizer, o “contato”
que lhes conforme a graça do Sacramento. Quem preside o rito do sacramento não
precisa ser um padre. Ele participa do rito como uma testemunha qualificada e oficial,
que recebe o acordo dos noivos e abençoa a união. Assim como a Ordem, o
casamento também é um sacramento indissolúvel, quer dizer, permanece por toda a
vida até a morte. O sacramento do matrimônio dá ao homem e a mulher ajuda
espiritual par viverem juntos santamente, educando seus filhos na fé e
comprometendo-se a caminhar juntos pela vida.
Unção dos Enfermos
A dor e a doença são experiências que todospodem compreender, mesmo que por elas não
tenham passado.
Jesus, quando veio ao mundo, ficou com
muita pena de todas as misérias humanas e por isso,
curou e confortou um número incalculável de
enfermos. A respeito de Cristo, São Paulo escreveu:
“Ele carregou sobre seus ombros as nossas
enfermidades”.
Quando, pois, uma pessoa tem qualquer tipo de sofrimento, isso não significa que
Deus a tenha abandonando. Ele está presente também na pessoa que sofre.
O sacramento da Unção dos Enfermos com os santos óleos é a união de nossos
sofrimentos redentores de Cristo uma comunhão profunda, dando-lhe novo conforto.
Quando o sacerdote unge as mãos e a testa do enfermo, ele reza para que o
Senhor lhe conceda a cura da alma e, se for da sua vontade, também a cura do corpo,
dando-lhe esperança, paciência e confiança na aceitação da vontade do Pai.
A Unção dos Enfermos, tanto quanto a confissão, cancelam os pecados de quem
estiver impossibilitado de confessar-se por motivo de doença.
São os seguintes momentos da Unção dos Enfermos:
Imposição das mãos feitas pelo sacerdote, que reza pelo enfermo;
Unção com o óleo dos enfermos: o sacerdote faz uma cruz na testa e na
palma das mãos do doente. A testa e a palma das mãos representam toda a
pessoa humana, que pensa e trabalha.
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